Vai realizar-se pela primeira vez, com um cartaz composto por chefs a cozinhar, concertos e animação de rua. A entrada é livre.
Há cada vez mais festivais de cozinha em todos os distritos do País, mas há um — que acontece pela primeira vez este ano — que promete ser realmente diferente: o Meating. Segundo a organização, o evento representa a “harmonização perfeita” entre a gastronomia e a música, e acontece em Miranda do Douro, a 14 e 15 de setembro.
O desafio é simples: vai haver quatro chefs a cozinhar (ao vivo) pratos criativos que exploram as características da castanha e do azeite de Trás-os-Montes. A iniciativa foi apresentada na BTL, numa conferência de imprensa que revelou alguns dos protagonistas já confirmados.
Na cozinha vão estar Óscar Geadas e Marcelo Dias. O saxofonista João Cabrita vai fazer uma colaboração com o grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina; e a cantora portuguesa Surma vai atuar com a banda Trasga.
“Miranda do Douro tem uma identidade muito forte. É isto que queremos celebrar, com um evento que coloca esta tradição em diálogo com a criatividade e a inovação. O objetivo é que os chefs criem algo a partir dos produtos locais e que os artistas nacionais, de diferentes estilos, criem também eles concertos únicos em colaboração com as gentes locais. Isto vai resultar numa experiência gastronómica e cultural exclusiva”, explica Pedro Cepeda, membro da organização.
O Meating oferece ainda uma programação para toda a família. Pode contar com animação de rua, a cargo da Wetutum — uma associação cultural sem fins lucrativos que dinamiza e desenvolve movimentos artísticos — e um mercado tradicional de produtos transmontanos. A entrada é livre.