Início

14

15

SET.

Notícias

29.02.2024

Meating

“Meating”, o novo festival onde a cozinha criativa marca encontro com a música

Chefs a cozinhar ao vivo, músicos em residência artística, concertos, animação de rua, tradição, inovação e muita criatividade. São estes os ingredientes do Meating, a “harmonização perfeita” entre gastronomia e música.

Quatro chefs, um desafio: cozinhar para o público pratos criativos que explorem as características únicas das raças autóctones e da castanha de Trás-os-Montes. Este é o ponto de partida para o Meating, o festival de gastronomia e música que vai decorrer em Miranda do Douro, a 14 e 15 de setembro.

O evento foi apresentado na BTL, numa conferência de imprensa que revelou alguns dos protagonistas já confirmados. Na cozinha, os chefs Óscar Geadas e Marcelo Dias; nos palcos, as colaborações do saxofonista João Cabrita com o grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina e de Surma com os também mirandeses Trasga.

Uma experiência gastronómica e cultural única

“Miranda do Douro tem uma identidade muito forte. A gastronomia, a música, a língua… É isto que queremos celebrar, com um evento que coloca esta tradição em diálogo com a criatividade e a inovação”, explica Pedro Cepeda, membro da organização. “O objetivo é que os chefs criem algo novo a partir dos produtos locais e que os artistas nacionais, de diferentes estilos musicais, criem também eles concertos únicos em colaboração com os artistas locais. Isto vai resultar numa experiência gastronómica e cultural exclusiva”.

João Cabrita, saxofonista que irá colaborar com os Galandum Galundaina, não esconde o entusiasmo por poder “criar um espetáculo único e representativo da cultura transmontana, que sirva de ponte para o futuro”. Também Virgílio Gomes, gastrónomo que se associa a este evento, eleva as expectativas, incentivando o público: “vai valer a pena ir a Miranda do Douro para ver a forma como os produtos tradicionais vão ser trabalhados pela cozinha moderna”.

“Música excelente e comida também ela de exceção, num cenário fabuloso como o das ruínas do Paço Episcopal de Miranda, é a harmonização perfeita para um festival que tem tudo para ser marcante”, afirmou Pedro Cepeda, revelando que, para além da cozinha e dos palcos, o Meating oferece uma programação diversificada e para toda a família, com animação de rua a cargo da Wetutum, os Jogos do Hélder e um mercado tradicional de produtos transmontanos. A entrada é livre.

O Meating é um evento financiado pelo Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Informações atualizadas no website oficial em www.meating.pt e nas redes sociais em @meating.pt.

Outras Notícias