14

15

SEP.

2024

News

28.08.2024

Miranda do Douro recebe primeira edição do Meating dedicada à melhor carne da região

O evento, que acontece nos dias 14 e 15 de Setembro, contará com chefs de renome, música, jogos tradicionais, entre outras actividades.

O trocadilho foi fácil de fazer. Nos dias 14 e 15 de Setembro, em Miranda do Douro, nasce um novo festival chamado Meating (a palavra homófona meeting, em inglês, significa encontro), que porá todo o seu enfoque nas carnes (meat) de raças autóctones da região. Mas não só. A organização adianta que este será também um encontro entre duas artes distintas “mas muito complementares”: a gastronomia e a música.

O evento, de entrada livre, abre as portas ao meio-dia e promete animação até às 02.00. Durante esse período de tempo, os visitantes vão ter a possibilidade de experimentar pratos preparados por quatro chefs bem conhecidos. Óscar Geadas, dono e chef do G Pousada, em Bragança, que recebeu uma estrela Michelin em 2019, é um dos que estará por lá a cozinhar.

“A proteína que escolhi para trabalhar no Meating é o porco Bísaro, uma raça local que me diz muito. Em Trás-os-Montes temos um fumeiro extraordinário e o porco come-se de todas as formas: fresco, curado, em enchidos”, diz o chef em nota de imprensa, salientando ainda a importância de o festival acontecer numa zona “despovoada do país” e de “procurar que as raças e produtos locais sejam trabalhados da melhor forma”.

Diogo Rocha, chef do Mesa de Lemos, em Viseu, também com uma estrela Michelin, vai trabalhar a carne de vaca mirandesa; a chef Michele Marques, que nasceu no Brasil mas vive em Portugal desde 2005, e está há dois anos à frente da Casa do Gadanha, em Estremoz, vai confeccionar cabrito serrano; e Marcelo Dias, nascido e criado em Miranda do Douro, onde trabalha no restaurante O Mirandês, vai preparar um prato que vai buscar inspiração à raça churra galega mirandesa, também conhecida como cordeiro mirandês.

Para sobremesa, Eurico Castro, chef pasteleiro e dono da Sweet Gourmet e d’A Confeitaria, em Mirandela, entra em acção e irá preparar um remate bem doce que terá a castanha transmontana como ingrediente principal. A acompanhar, há música de quatro artistas nacionais, que se irão aliar a quatro bandas locais.

Música, jogos, animação de rua e um mercado criativo

“Miranda do Douro tem uma identidade muito forte: a gastronomia, a música, a língua mirandesa… É isso tudo que queremos celebrar num evento que coloque em diálogo a tradição com a criatividade. O objectivo é que os chefs criem algo novo a partir dos produtos locais e que os artistas presentes, com diferentes estilos musicais, criem também eles concertos únicos em colaboração com os artistas locais. Tudo isto vai resultar numa experiência gastronómica e cultural única e, acreditamos, totalmente diferenciadora”, adianta Pedro Cepeda, elemento da organização.

Assim sendo, nos chamados concertos colaborativos Cabrita junta-se a Galandum Galundaina; Surma actua com Trasga; Bandua com Músicas da Raya e Lavoisier com Çarandas. Quadra, Bardino, Meta e Grand Sun fazem parte do lote de concertos emergentes. Até às duas da manhã há animação garantida pelas mãos do DJ Abel do Batô, em Matosinhos, a mais antiga discoteca em Portugal, com mais de 50 anos.

Além da música e da comida com fartura, o evento, pensado para famílias e públicos de todas as idades, contará ainda com jogos tradicionais, um mercado criativo e muita animação de rua, que ficará a cargo dos Animadixie, L Mardomo Que Sirbe Bersos e Musko.

© DR | Miranda do Douro

More News