Sobre

O Festival

O MEATING é a celebração da autenticidade de Trás-os-Montes; o ponto de encontro entre gastronomia e música. 

O objetivo é valorizar as raças autóctones e o território desta região do Interior Norte de Portugal, através de uma programação diversificada que conta com:

  • Chefs a cozinhar ao vivo
  • Concertos
  • Animação de rua
  • Mercado tradicional.

 

Ao longo dos dias 14 e 15 de setembro de 2024, quatro chefs vão criar ao vivo para o público pratos exclusivos que explorem as características das raças autóctones e da castanha de Trás-os-Montes. Quatro músicos nacionais vão colaborar em residência artística com quatro grupos locais para a criação de espetáculos originais, em que diferentes estilos musicais se encontram com a música tradicional Mirandesa.

É um constante diálogo entre tradição e inovação, que irá resultar numa experiência gastronómica e cultural inesquecível.

Meat

a carne é matéria e inspiração

Meeting

um encontro da tradição com a inovação

Os eventos sustentáveis, também chamados de eco eventos, têm como objetivo assegurar que estes são organizados promovendo uma postura económica, ambiental e socialmente consciente, responsável e regenerativa.

Desde a fase de idealização e conceptualização que a Léguas de Animação Lda, entidade organizadora do MEATING, está comprometida em levar a cabo ações que conduzam à mitigação das externalidades negativas geradas, promovendo um impacto positivo para a comunidade local e para o território onde o evento tem lugar.

De seguida, elencamos um conjunto de soluções e iniciativas sustentáveis referentes a 3 domínios distintos:

Sobre

Local

Miranda do Douro, cidade museu de Trás-os-Montes, terra que preserva uma identidade cultural invejável.

Aqui há muito para descobrir: os sabores intensos, as tradições e os saberes ancestrais, uma língua própria, um património arquitetónico ímpar e gentes que carregam a nobre arte de bem-receber.

O cenário é encantador. As ruínas do Paço Episcopal, lugar místico sobranceiro ao Douro, são o lugar ideal para uma viagem no tempo, por entre aromas, sabores e sons do passado que se projetam para o futuro pela mão de chefs e artistas.

Sobre

Sustentabilidade

O MEATING, enquanto evento que tem como objetivo principal a promoção da autenticidade da região de Trás-os-Montes e das suas raças autóctones, tem por base um compromisso com a sustentabilidade enquanto fator preponderante para o cumprimento desse mesmo objetivo.

A promoção de um impacto positivo na região e na comunidade local e a mitigação das externalidades negativas são princípios subjacentes à organização deste festival.

SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA

Aumentar o número de dormidas e o gasto médio;

Privilegiar fornecedores locais em todas as dimensões do evento;

Valorizar os produtores de carne regionais potenciando vendas presentes e futuras;

Promover a empregabilidade local;

Diversificar as fontes de financiamento do evento;

Doar os excedentes alimentares a instituições locais;

Incentivar o empreendedorismo nos setores agrícola, alimentar e turístico;

Potenciar a economia circular assente na reutilização, reciclagem e regeneração de materiais.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Quantificar e compensar com a plantação de árvores a pegada carbónica do evento;

Separar e tratar adequadamente os resíduos e assegurar a existência de ecopontos;

Promover o uso racional da água através da redução do desperdício, sensibilização e da instalação de redutores de caudal;

Utilizar equipamentos energeticamente eficientes;

Servir a comida em suportes reutilizáveis + recicláveis e incentivar os participantes a trazer os próprios copos e talheres;

Incentivar a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis durante as viagens e no evento.

SUSTENTABILIDADE SOCIAL

Democratizar o acesso à cultura ao organizar um evento com acesso gratuito;

Promover a igualdade de género, idades, etnias e religiões;

Capacitar a comunidade local com novas competências através de ações de observação – formação;

Utilizar uma comunicação correta, clara e acessível a todos (cegos, surdos e mudos);

Criar condições de acessibilidade física ao evento para todos.

Sobre

Organização

O MEATING é um evento organizado pela Agência Três em parceria com a Transmute e conta com o financiamento do sistema de incentivos “Portugal Events”, promovido pelo Turismo de Portugal, e o cofinanciamento do Município de Miranda do Douro.

Nélson Lopes
Agência Três

Pedro Cepeda
Transmute

A Agência Três é uma empresa de produção e gestão de eventos.

Representa vários artistas nacionais e disponibiliza um vasto conjunto de serviços que lhe permitem proporcionar experiências de qualidade excecional em eventos de todas as dimensões e para os mais diversos públicos.

www.agenciatres.pt

A Transmute é uma empresa especializada na conceção e desenvolvimento de projetos de valorização dos territórios e das comunidades.

Promove a sustentabilidade social, económica, cultural e ambiental através de uma aposta continuada na inteligência coletiva, no capital criativo e nos recursos endógenos com efeito catalisador de transformações impactantes e duradouras, capazes de reforçar a identidade e a competitividade dos lugares.

www.trans-mute.com

Sobre

Parceiros

O MEATING é financiado pelo sistema de incentivos “Portugal Events”, promovido pelo Turismo de Portugal, cofinanciado pelo Município de Miranda do Douro e apoiado por organizações privadas.

Financiamento

COfinanciamento

Patrocinadores